O Treadwear é um número na lateral do pneu que indica a velocidade com que ele se desgasta.
Apesar de seu nome ser um pouco complicado, o TREADWEAR é bem mais simples do que você pensa.
Não é nada mais do que uma avaliação de comparação baseada na taxa com que esse pneu perdeu sua borracha.
É testado sob condições controladas e um circuito especificado pelo governo americano.
Normalmente ele é indicado em pneus que possam ser exportados pelos Estados Unidos.
Pode variar de 60 a 620, tendo 100 como valor de referência. Quanto menor for o seu número, mais rápido ele sofrerá desgaste.
Por exemplo: um pneu que tem sua nota 200, tem um desgaste duas vezes menor do que um modelo que tem sua nota 100.
Na hora de comprar, deve se avaliar qual o objetivo do motorista para aquele veículo.
Pneus que tem o treadwear mais alto, com certeza irá privilegiar a durabilidade, portanto, costumam equipar carros populares.
Por outro lado, pneus para veículos esportivos, privilegiam outras coisas, por isso, têm seu treadwear mais baixo.
O consumidor que decide: um pneu com maior durabilidade ou com uma maior aderência.
Porém, muitos fabricantes concordam em afirmar que este número não corresponde com a realidade, pois, quando se fala de desempenho dos pneus é algo bem relativo.
Leva-se em conta os hábitos de direção do motorista, uso particular ou comercial e as condições do local onde o veículo transita são alguns dos fatores que podem influenciar bastante mais do que o treadwear.
A marca nacional de pneus Continental, Semperit, diz que apesar de ser uma importante ferramenta para o consumidor, os resultados de treadwear são obtidos utilizando as condições de um teste controlado. Fatores como peso do veículo, torque do motor, e tipo de transmissão podem influenciar bem mais.
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